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O CANTO QUE ENCANTA EDUCA!

ESPAÇO DO EDUCADOR - FORMAÇÃO CONTINUADA

          Este espaço é destinado a leitura dos assuntos que estamos estudando este ano nos horários coletivos.  Além disso, estas leituras podem também servir a todos aqueles que se interessam por educação - uma tarefa difícil, cuja recompensa é gratificante.



  • REFLEXÕES E AÇÕES SOBRE O PLANEJAMENTO

Livro: Planejamento em Orientação Educacional", de Heloisa Luck, 2009

"O desenvolvimento de uma concepção crítica de educação comprometida com a realidade social e com sua transformação não prescinde do planejamento. Muito pelo contrário. Isso porque planejar envolve, em sua base, compreender a realidade em todos os seus desdobramentos, tanto de tempo quanto de espaço - o que implica realizar uma análise crítica da realidade e das ações nela desenvolvidas, em seu sentido político. (...) A ação pedagógica que tem como necessidade de planejamento uma prioridade, torna ainda mais premente quado se evidencia a sua complexidade, dadas as suas multiplas dimensões e seus multiplos alcances. O risco de se perder direcionamento e especificidade é uma situação que pode ser controlada pelo orientador educacional, na medida em que planeje, juntamente com os profissionais envolvidos, os trabalhos e metas a efetivar. O desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e interesses deve-se contituir-se, pois, em objetivo de todos quantos atuam nesta área. (...)"

"A experiência nos tem demonstrado que do planejamento bem feito resulta uma série de vantagens que recompensam, de longe, o tempo e energia nele desprendidos. Os resultados desse esforço talvez não sejam imediatos, mas a prática tem comprovado que são de longo e largo alcance. Além disso, é evidente que nenhuma atuação pode ter condições de eficiência e eficácia, se dirigida pela improvisação e pela falta de sistematização."

"Compreender o significado do planejamento representa condição básica para o envolvimento de forma efetiva no processo de planejar, de modo que se constitua em um processo de entendimento e apreensão claros do trabalho a ser realizado e de mobilização de vontades, energia e talentos para sua realização. Também o é para que os planos e projetos produzidos sirvam de fato, como devem servir, para orientar de modo efetivo ações educacionais comprometidas com a criação de ambientes educacionais competentes e seguros na promoção da formação e aprendizagem dos alunos, assim como para que os objetivos educacionais sejam realizados."

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               Em nossos momentos de estudo, o livro "Planejamento em Orientação Educacional", de Heloisa Lück orientou o grupo na discussão sobre PLANEJAMENTO.
Veja o que o Grupo II e III definiu a partir das reflexões:

PLANEJAMENTO É:

  • Significados e conceitos;
  • ter como base as intenções;
  • relação entre os meios e os fins;
  • pensar;
  • estabelecer metas;
  • aplicar as ações;
  • partir da realidade encontrada;
  • refletir sobre a ação;
  • Transformação;
  • ação/reflexão/ação;
  • organização sistemática das ações docentes;
  • ato político, social, científico e tecnico;
  • pesquisa;
  • antecipação dos objetivos;
  • análise da ação;
  • organização da ação para promover mudanças.
A FIM DE PROMOVER:

  • Reflexão da prática;
  • decisões;
  • organização;
  • orientação;
  • articulação;
  • atingir os objetivos estabelecidos;
  • aprendizagens significativas;
  • interação;
  • avanços;
  • funcionamento da Proposta Pedagógica;
  • construção da cidadania e autonomia;
  • objetivos e metas traçadas;
  • análise para comprometimento;
  • maior eficiência das ações.
     O grupo concluiu que não existe exercício docente sem planejamento, que trata-se de um exercício diário, que demanda pesquisa, reflexão e disposição do educador para aceitar e lidar com mudanças e transformações. Planejar é, enfim, aprender.
     Nos próximos momentos de estudo, iremos apronfundar este tema. Acompanhe.

                                                            CP Valéria.

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MULTIPLICANDO CONHECIMENTOS

                A DRE - Guaianases diponibilizou para os educadores, através do DOT-P cursos sobre "Percursos de Aprendizagem - Educação Infantil".
                No mês de Agosto, uma vez por semana, uma professora de cada período fez o curso de Desenho Infantil, e trouxeram muitas informações novas!
                 No horário coletivo desta quarta-feira, a professora Adriana compartilhou com o grupo o que aprendeu. Confira:

PERCURSOS DE APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Atualizar nossos conhecimentos sobre a organização do tempo na instituição educativa. A jornada de uma criança na EMEI oi CEI é composta por momentos diversos para dedicar-se às mais variadas experiências. Faz parte do trabalho  planejar  tais momentos tendo em vista as aprendizagens das crianças.Consideramos algumas possibilidades de organização do tempo.
1:são aquelas que tem como principal objetivo a construção de hábitos e familiaridade com determinados conteúdos.É o caso, por exemplo, da conversa, da roda de história,ateliês de desenho, pintura, modelagem,música e movimento, brincar entre outros.
2) As seqüências de atividades: são planejadas e orientadas pelo professor com objetivo de promover aprendizagens específicas e permitem às crianças aprofundar os conhecimentos das diferentes linguagens.Por exemplo ,sobre matemática,ou observação da natureza e os experimentos das ciências.
3)Os projetos:são empreendimentos mais longos, que envolvem a resoluções de muitos problemas, congregando diferentes campos da experiência infantil com as linguagens.Envolvem sempre a construção e a comunicação de conhecimentos pelo grupo.
4) As atividades pontuais:são oportunidades determinadas pela contingências do calendário escolar e contexto de cada comunidade,permitindo ao professor tratar de modo didático atividades que não necessariamente terão continuidade como,por exemplo , um passeio organizado pela escola ou participação em um festa ou evento local.
PERCURSOS CRIATIVOS DE DESENHOS:

BERÇÁRIO 1 E 2: As crianças podem não apenas observar, mas também começar a  explorar algumas das manifestações do campo visual.No contato com um ambiente visual voltado ao desenvolvimento de sua criatividade, as crianças podem reconhecer sua marca gráfica entre as produções de outras crianças e apontar sua produção entre as  expostas na sala ou na roda de  observação.
MINI GRUPO: As crianças podem aprender a orientar-se na produção de seus desenhos por conhecimentos tipicamente visuais - tais como as ordenações de espaços vazios, cheios, abertos, fechados, seja em plano bidimensionais ou tridimensionais, a reconhecer seus desenhos, distinguindo-os de outras crianças e a comentar aspectos do seu modo de produzir e os resultados que mais aprecia em seu próprio fazer.


ATIVIDADES PARA BERÇÁRIOS E MINI GRUPOS
·         CAIXA SURPRESA: colocar vários objetos dentro de uma caixa de acordo com as retiradas surge os questionamentos;
·         PINTURA COM GUACHE NO TECIDO: atividade sensorial -  pintura com partes do corpo como mãos,pés,braços,etc.
·         PINTURA COM MOVIMENTO: a criança se acomoda de acordo com a sua vontade  de desenhar, seja sentado, agachado , deitado, em pé;
·         PINTURA COM RECURSOS DIVERSOS: pintura com uso de carvão, pintura com galhos de árvores, escova de dente, giz molhado, tinta maluca (tinta guache com cola e areia, oferecendo textura diferente);
·         TAPETE SENSORIAL: Uso de grãos diversos, areia, plumas, algodão, pedras,etc;
·         PINTURA EM PLÁSTICOS: uso de sacos plásticos com canetinhas ou marca cd,cada criança desenha no plástico de colega que esta vestido e se movimenta ; desenhar em plástico bolha;
·         DESENHO EM MOVIMENTO E COM DIMENSÕES DIFERENTES: Uso de caixas de papelão com tamanhos  diferentes suspensos para que as crianças pinte através das percepções ocorrentes na pintura;
·         DESENHO COM PERCEPÇÕES: Recolher no interior da U.E. galhos, gravetos, folhas, frutinhos, etc, para formação de desenhos;
·         DESENHO CRIATIVO: Desenhar com brinquedos de encaixe;
·         DESENHO COM LINHA: Oferecer a criança diversos materiais como: linha, barbante, retalhos, elásticos, cordas, tecidos,etc;

Professora Adriana de Moraes
Setembro 2011

CONFIRA AS FOTOS DAS ATIVIDADES SUGERIDAS NO CURSO, REALIZADAS PELA PROFESSORA COM SUA TURMA
















































2 comentários:

Anônimo disse...

O trabalho pedagógico apresentado pela professora Adriana Moraes, é muito bem elaborado e de fácil entendimento na elaboração dos planos de aula enriquecendo a prática pedagógica desde muito cedo. Pela observação, pretendo multiplicar as atividades, realizando-as na UE em que trabalho.
Parabenizo a todos da UE pelo ótimo trabalho realizado.
Fabiana Braga

CEI INÁCIO MONTEIRO disse...

A multiplicação das informações favorece o trabalho do educador! Atividades bem sucedidas e divulgadas podem ser "sementinhas" que nascem em outros "jardins".
Agradecemos o comentário e o prestígio!
EQUIPE do CEI Inácio Monteiro