___________________________________________________________________________________
Dia 08 de Julho de 2011 as mães das turmas do Berçário II A, B e C participaram do almoço de premiação da sala vencedora do concurso de Prendas 2011
Neste dia, apresentamos aos pais algumas fotos, que emocionaram os presentes, confira:
BERÇÁRIO II A, B e C
Professores: Doris, Olga, Sandro, Miriam, Simone e Soraya
2011
_________________________________________________________________________
FESTA JUNINA
"OLHA O ARRAIÁ AÍ GENTE! NOSSO GRUPO DANÇOU MUITO BEM NESTA FESTA!
BRINCANDO DE FAZ DE CONTA...
É NESSA HORA QUE VEMOS O QUANTO CADA CRIANÇA APRENDEU ATRAVÉS DO LÚDICO, QUANDO LHE DAMOS A OPORTUNIDADE DE EXPRESSAR-SE...
TRABALHANDO COM AS FRUTAS
OPORTUNIDADE ÚNICA EM QUE NÓS EDUCADORES TEMOS DE APRESENTAR ÀS CRIANÇAS A BELEZA DAS CORES E SABORES DAS FRUTAS.
TRABALHANDO COM A HIGIENE E SAÚDE
É ESSENCIAL QUE FALEMOS DA HIGIENE E SAÚDE DESDE PEQUENINOS, POIS É DAÍ QUE GARANTIREMOS UMA BOA QUALIDADE EM SAÚDE PARA TODA UMA VIDA.
TRABALHANDO COM A MÚSICA
A MÚSICA, ALÉM DE ENCANTAR, HARMONIZA O AMBIENTE, AUXILIANDO A EXPLORAR A AUDIÇÃO, RITMO E A SOCIALIZAÇÃO DO GRUPO.
___________________________________________
NOVAS FOTOS - BRINCANDO PRA VALER!
MINI GRUPO I C e D - Professoras Maria de Lourdes, Ana Maria, Adriana e Elizete
MINI GRUPO I A e B
Atividade desenvolvida pelas professoras Lucia e Rosana com as Turmas Mini Grupo I A e B... momentos prazerosos e descontraídos...
_________________________________________________________________________________
Atividades realizadas após a Festa Junina aberta à comunidade propiciando àquelas crianças que não puderam vir um contato com as brincadeiras juninas.
PROFESSORAS LUCIA E ROSANA
__________________________________________________________________________________
MINI GRUPO I C e D - ATIVIDADE COM AS PROFESSORAS ELIZETE E ADRIANA
Participação Especial Professora Elaine
Hoje realizamos uma atividade com roda de leitura, onde estimulamos o gosto e o prazer pela leitura e a criatividade dos nossos alunos. Incentivamos a oralidade e imaginação. Contamos com a participação especial da professora Elaine, confira as fotos:
___________________________________________________________________________________
MINI GRUPO I C e D - Professoras Elizete e Adriana
com participação especial das Professoras Elaine e Andréia Valentim.
ATIVIDADES DO PROJETO FOLCLORE
Bumba meu boi
Com estas atividades, as crianças desenvolveram a coordenação motora fina, expressões artísticas com pintura, habilidades de concentração e a socialização, resgatando a cultura do Folclore.
Lobisomem
Através da pintura com giz de cera, as crianças desenvolveram habilidades de expressão e concentração.
______________________________________________________________________________
MINI GRUPO I C e D
Professoras Maria de Lourdes e Ana Maria
Confira as fotos das atividades desenvolvidas nas últimas semanas:
ATIVIDADES NO PARQUINHO
ATIVIDADES COM BAMBOLÊ
CIRCUITO
MOTOCAS E ÁREA LIVRE
DESENHO INFANTIL - EXPRESSÕES ARTÍSTICAS
_______________________________________________________________________________
Mini Grupo I A e B - Professoras Lucia e Rosana
CANTINHOS NA SALA
- canto da beleza;
- canto dos carrinhos e ferramentas;
- canto da casinha;
MERCADINHO
Após a seleção de algumas embalagens, apresentamos às crianças, que fizeram a identificação.
Em outro momento, distribuimos folhetos: letramento, recortamos e colamos em uma lista.
Essa atividade ainda não está finalizada... Aguardem!
Confira mais fotos desta turma na página da BRINQUEDOTECA!
COMENTE!
DIVULGUE!
EQUIPE CEI Inácio Monteiro
_____________________________________________________-
MINI GRUPO I C e D
A PRIMAVERA CHEGOU NA SALA 05, E A TURMINHA JÁ ESTÁ PREPARADA! CONFIRA AS ATIVIDADES QUE AS PROFESSORAS ELIZETE E ANDRÉA VALENTIM REALIZARAM:
Fotos tiradas com a colaboração da funcionária Luiza.
__________________________________________________________________________________________
"É ouvindo histórias que
se pode sentir emoções
importantes, é viver, é
enxergar com os olhos do
imaginário..."
Fanny Abramovich
As histórias "Chapeuzinho Vermelho" e "Os três porquinhos" foram exploradas com vários recursos:
- livros;
- fantoche
- dedoche;
- palitoche;
- avental de histórias;
- DVD e outros;
OS TRES PORQUINHOS
_____________________________________________
ATIVIDADE DIA DOS PAIS
"Um pai é...
... alguém para se orgulhar,
... alguém para se agradecer,
e especialmente,
alguém para se amar!"
_______________________________________________________________________________________
O projeto leitura foi realizado com as turmas de Mini Grupo I C e D no mês de Outubro. A escolha dos livros foi realizada pelas crianças, que levaram para casa a sacolinha para compartilhar a leitura com a família.
MINI GRUPO II B - Professoras Diva, Sandra, Eliana e Thais
ATRAVÉS DA MÚSICA AQUARELA, DE TOQUINHO, CONFECCIONAMOS OS OBJETOS NELA ENCONTRADOS, ENFATIZANDO O TRECHO
"GIRO UM SIMPLES COMPASSO,
E NUM CÍRCULO EU FAÇO O MUNDO"
NA SALA DE LEITURA, APRESENTAMOS O GLOBO TERRESTRE, DESTACANDO O CONTINENTE AMERICANO, O NOSSO PAÍS E O ESTADO DE SÃO PAULO, ONDE MORAMOS.
AS CRIANÇAS SE INTERESSARAM E PARTICIPARAM ATIVAMENTE DE TODAS ESTAS ATIVIDADES!"
PROFESSORAS KÁTIA E BETE NUNES
__________________________________________________________________________________
PROJETO IDENTIDADE E PREFERENCIAS
MINI GRUPO II A e B
No ínicio do ano é importante fazer uma sondagem da turma para saber seus conhecimentos prévios. Para isso, desenvolvemos o projeto identidade e preferências, para conhecer melhor nossos alunos e diagnosticá-los para um trabalho mais específico para os outros bimestres
Confira os registros das atividades:
Professoras Sandra e Diva
______________________________________________________________________________
PROJETO DOS ANIMAIS
O zoológico nos proporciona bem estar em contato com uma diversidade muito grande de animais, onde geralmente as crianças só tem acesso por imagens em fotografia, em vídeo ou em borracha e as mesmas demonstram grande interesse e desejo de estar em contato com os animais. O RCN-Educação Infantil apresenta algumas habilidades e competências a serem desenvolvidas e trabalhadas com as crianças dentro desta temática.
Professora Diva e Sandra
_______________________________________________________________________________
O PROJETO AQUARELA POSSIBILITOU O CONTATO DAS CRIANÇAS COM A MÚSICA,ARTICULANDO TODAS AS ÁREAS DO CONHECIMENTO E DIVERSAS LINGUAGENS,VISANDO NOVAS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM.A LETRA DA MÚSICA AQUARELA (TOQUINHO -VINÍCIUS DE MORAES-M. FABRÍZIO- G. MORRA) FOI USADA COMO RECURSO,O QUE POSSIBILITOU A REALIZAÇÃO DE VÁRIAS ATIVIDADES, RESULTANDO EM UM LIVRO CONFECCIONADO PELOS ALUNOS.
AQUARELA
(Toquinho, Vinicius de Moraes, M. Fabrizio, G. Morra)
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas, é fácil fazer um castelo
Corro o lápis em torno da mão e me dou uma luva
e, se faço chover, com dois riscos tenho um guarda-chuva.
se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel
Num instante imagino uma linda gaivota a voar no ceu
Vai voando, contornando a imensa curva, Norte e Sul,
Vou com ela, viajando, Havai, Pequim ou Istambul.
Pinto um barco a vela, branco, navegando é tanto ceu e mar num beijo azul
Entre as nuvens vem surgindo um lindo avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo, com suas luzes a piscar
Basta imaginar e ele está partindo, sereno, indo,
E se a gente quiser ele vai pousar.
Numa folha qualquer eu desenho um navio de partida
com alguns bons amigos, bebendo de bem com a vida.
De uma América a outra consigo passar num segundo
Giro um simples compasso e nun círculo eu faço o mundo
Um menino caminha, e caminhando chega no muro
E ali, logo em frente, a esperar pela gente, o futuro está
E o futuro é uma astronave que tentamos pilotar
não tem tempo, nem piedade, nem tem hora de chegar
Sem pedir licença, muda nossa vida, depois convida a rir ou chorar
Nesta estrada não nos cabe conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguem sabe bem ao certo onde vai dar
Vamos todos numa passarela
De uma aquarela que um dia, enfim, descolorirá.
Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo ( que descolorirá)
E com cinco ou seis retas é facil fazer um castelo ( que descolorirá)
Giro um simples compasso e num círculo eu faço um mundo (que descolorirá)
CONFIRA AS FOTOS:
PROFESSORAS ELIANA E THAIS
_________________________________________________________________________________
Em virtude da visita que receberíamos dos profissionais do programa "Aprendendo com Saúde - Bucal", desenvolvemos com as crianças alguns trabalhos relacionados à higiene bucal.
Tudo começou com a leitura do livro"Será que vai dar?", todos participaram e interagiram com a história, contado inclusive relatos de pessoas da família que foram ao dentista.
Continuamos o trabalho com a pintura (feita com a escova de dentes e tinta branca) de dente conficcionado de EVA. Fizemos um cartaz com os principais produtos utilizados para a higiene bucal; as crianças colaram e identificaram cada ítem.
Na hora da escovação colocamos um espelho grande para que eles pudessem se ver ao escovar os dentes, todos adoraram.
Nossa semana terminou com a visita dos profissionais de saúde na sexta-feira, que exibiram um vídeo com o teatrinho da Nina (uma menina que não gostava de escovar os dentes, até que ganhou uma cárie enorme). Utilizando um urso grande, a doutora ensinou as crianças qual é a forma correta de fazer a escovação.
Por último, as crianças passaram por uma triagem e os que apresentaram necessidade de tratamento foram encaminhados.
Professoras Neusa e Janaína
_________________________________________________________________________________
PROJETO LEITURA
Em Agosto, as turmas de Mini Grupo II A e B levaram a sacolinha de livros para casa, com lindas histórias para toda a família. As professoras organizaram a escolha dos livros, que foi feita pelas próprias crianças, confira o registro fotográficos deste momento e ainda de rodas de história:
Comente, dê sua opinião sobre o nosso projeto! Conte-nos sobre como fizeram a leitura em casa!
_________________________________________
PROJETO ALIMENTAÇÃO
MINI GRUPO II A
PROFESSORAS NEUSA E JANAÍNA
A colaboração da família no desenvolvimento dos projetos é fundamental! A turminha do MINI GRUPO II A trouxe de casa muitas receitas para compor o livrinho "RECEITINHAS", parte integrante do projeto que as professoras estão desenvolvendo.
Uma receita mais criativa que a outra. Confira algumas:
HOT DOG DIFERENTE
Ingredientes:
- 1 pacote de massa de pastel redonda (500g)
- 400g de batata;
- 2 latas de molho de tomate pronto;
- 400 g de salsicha;
- 400 g de batata palha;
- óleo para fritar;
Preparo:
- Frite as massas abertas, uma a uma em óleo quente. Quando fritá-las, empurre com uma concha de feijão pra que fique em forma de cumbuca. Reserve. Prepare um purê de batatas. Ferva o molho pronto com as salsichas picadas em rodelas. Coloque o purê na massa frita, depois a salsicha e finalize com batata palha.
SALADA VERDE COM MOLHO DE IOGURTE
Salada:
- 1 maço de alface;
- 1 maço de rúcula;
- 10 tomates cereja;
- 1 pepino japonês;
- 100 gramas de azeitonas sem caroço;
Molho
- 1 pote de iogurte natural (200g)
- suco de 2 limões;
- 1/3 de xícara de azeite;
- sal e pimenta do reino a gosto;
Preparo
- Lave as folhas e os tomates, rasgue as folhas e corte os tomates ao meio. Reserve. Arrume as folhas em uma travessa e jogue por cima o tomate, o pepino e as azeitonas. Reserve. Prepare o molho misturando o suco dos limões, o azeite e iogurte. Tempere o molho com sal e pimenta a gosto. Coloque a mistura pronta em uma molheira e sirva a salada como uma ótima entrada.
PUDIM PAÇOCA
Ingredientes:
- 1 xícara de chá de açúcar;
- 1/2 xícara de chá de água;
- 1 xícara de chá de leite condensado;
- 2 xícaras de chá de leite;
- 4 ovos;
- 2 xícaras de chá de paçoca picada - comprada pronta;
- 1 xícara de chá de coco em flocos;
Preparo:
- em uma panela, em fogo baixo, coloque o açúcar dissolvido na água e cozinhe até que obtenha um caramelo dourado. Espalhe em uma assadeira furada no meio de 20cm de diâmetro e reserve. No liquidificador, bata o leite condensado, o leite e os ovos por 3 minutos. Adicione a paçoca, o coco em flocos e bata rapidamente para não quebrar a paçoca por inteiro. Despeje na assadeira reservada, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio (180°), préaquecido, em banho maria, por 1 hora. Retire do forno, deixe esfriar e leve a geladeira por 4 horas. Desenforme e sirva.
AGRADECEMOS A COLABORAÇÃO DE TODOS OS PAIS QUE PARTICIPARAM DA ELABORAÇÃO DESTE LIVRO DE RECEITAS.
Professoras Neusa e Janaína
EQUIPE CEI Inácio Monteiro.
______________________________________________________________________________
MINI GRUPO II - Professoras Kátia e Bete
LIVRO: O MISTÉRIO DA CAIXA VERMELHA
- Leitura do livro, manuseio da caixa para a descoberta do mistério.. o que será??? A turma toda ficou curiosa, inclusive alguns pais que ouviram de seus filhos.
______________________________________________________________________________
MINI GRUPO II - Professoras Kátia e Bete
LIVRO: O MISTÉRIO DA CAIXA VERMELHA
- Leitura do livro, manuseio da caixa para a descoberta do mistério.. o que será??? A turma toda ficou curiosa, inclusive alguns pais que ouviram de seus filhos.
"BORBOLETA"
Expressividade da linguagem artística através da pintura com guache da figura da borboleta.
"A 1ª LETRA DO MEU NOME"
Através da atividade lúdica com as letras do alfabeto de EVA, as crianças reconheceram, manusearam e encaixaram as letras do nome e outras que fazem parte do alfabeto. Confira:
FESTA DIA DAS CRIANÇAS
Para este dia tão especial preparamos um cardápio diferente e muitas brincadeiras.
Além da piscina de bolinhas, nossas crianças aproveitaram a Cama Elástica e o Balão Pula-Pula, o algodão doce e a pipoca foram servidos a vontade.
No início da tarde, cantamos PARABÉNS PARA AS CRIANÇAS e o bolo estava delicioso!
Tudo foi planejado com muito carinho.
Confira as fotos:
Um comentário:
Parabéns pelo seus desempenho com as crianças adorei ver o quanto eles prestam atenção nas aatividades.
Postar um comentário