Nosso atendimento

Estamos esperando por vocês!


Nos encontre no facebook:
https://www.facebook.com/inaciomonteiro.cei

Telefone: 2555-5905
Rua Cachoeira Morena, nº225
Inácio Monteiro - São Paulo - SP
Atendimento das 7h as 19h
O CANTO QUE ENCANTA EDUCA!

BRINQUEDOTECA - UM ESPAÇO DE APRENDIZAGENS

CONHEÇA A BRINQUEDOTECA DA NOSSA ESCOLA:


(em breve colocaremos fotos da nossa brinquedoteca)

             Leia a reportagem da revista Direcional Educador de Agosto de 2008 sobre o uso da brinquedoteca na Educação Infantil:

"A BRINQUEDOTECA COMO SUPORTE DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL"

A brinquedoteca tem sido usada como uma ferramenta importante no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. É cada vez mais frequente a instalação da brinquedoteca para este fim, tanto nas escolas públicas como nas particulares. O professor que conhece uma brinquedoteca e sabe da sua importância no desenvolvimento da criança inevitavelmente adota esta idéia e a usa como recurso de grande valia no âmbito pedagógico.
Desde cedo as crianças entram em contato com a brinquedoteca para brincarem sozinhas ou com a interação da professora, o que possibilitará à criança desenvolver alguma atividade que contribui para a aprendizagem satisfatória dentro e fora da sala de aula.
Na brinquedoteca, a criança cria e satisfaz as suas necessidades de segurança e auto-confiança, agindo como se ela fosse maior do que realmente é. De acordo com Vygotsky (2000), é enorme a influência do brinquedo no desenvolvimento infantil, porque o brinquedo cria uma zona de desenvolvimento proximal da criança. No brincar, a criança sempre se comporta além do comportamento habitual de sua idade, além de seu comportamento diário; isso acontece  porque o brinquedo fornece ampla estrutura básica para as mudanças das necessidades da criança. A ação na esfera imaginativa, numa situação imaginária, a criação das inteções voluntárias e a formação dos planos da vida real, tudo aparece no brinquedo, que constitui assim num alto nível de desenvolvimento escolar. (...)
Os jogos, brinquedos e brincadeiras em diferentes contextos expressam sempre uma idéia e um determinado padrão sociocultural; os mesmo podem ser usados como suporte para estimular, analisar e avaliar aprendizagens específicas, potencialidades e competências das crianças envolvidas.
As atividades na brinquedoteca podem acontecer de duas formas diferentes: o brincar espontâneo ou o brincar dirigido. No brincar espontâneo, o professor pode atuar de modo que não determine as tarefas da atividade da criança, mas sim observando, registrando, avaliando toda a dinâmica das crinaças no brincar. Este tipo de observação pode ser um parâmetro para o professor de como é a interação social, as regras que cada um elabora e como a criança se envolve na atividade em grupo e sozinha. (...)
No brincar dirigido, podem ser propostos desafios em grupo ou individuais. É importaqnte que o professor faça uma selação prévia dos brinquedos, definindo quais as ações lúdicas mais adequadas para as crianças envolvidas, respeitando, contudo, os princípios de individualidades das crianças.(...)
Além disso, a atividade lúdica dirigida ocupa um lugar proeminente no desenvolvimento cognitivo, afetivo, social, linguístico, na motricidade e na contrução de regras e valores do educando. Assim, o papel do educador é sempre o de facilitador dos jogos, das brincadeiras e também da organização do tempo e do espaço lúdico acessível e adequado para a criança.

Por Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira



PARA AS CRINAÇAS DO MINI GRUPO II, COM AS PROFESSORAS KÁTIA E BETE, OS ALUNOS DE 3 E 4 ANOS DE IDADE JÁ REALIZARAM ATIVIDADES COM INSTRUMENTOS MUSICAIS.



As professoras organizaram as crianças em grupos, quando cantaram músicas da rotina "Pombinha Branca" e cada grupo fez o seu ritmo e melodia para cantar e tocar a música. Elas interferiram e estimularam as produções musicais dos alunos.

_________________________________________________________

MINI GRUPO I A e B


Com as crianças de 2 e 3 anos, as professoras Lucia e Rosana realizam atividades na brinquedoteca, em sua maioria, com o "brincar espontâneo", propiciando momentos de descontração e de faz-de-conta, onde a criança tem a possibilidade de fazer suas próprias escolhas, ampliando suas expressões. As professoras observam e interferem quando necessário. Todos os alunos gostam destas atividades.








__________________________________________________________


BERÇÁRIO II A, B  e C

Para as professoras destas turmas, a brinquedoteca é um espaço importante para o desenvolvimento da criança para brincar, interagir com os colegas e professoras, desenvolvendo habilidades que contruibuam no processo de aprendizagem.
As atividades desenvolvidas na brinquedoteca são diversas: rodas de conversa nas poltronas, contação de hístórias com as crianças no cantinho das fantasias, dramatizações, cantinho da beleza, mercadinho, ferramentos e carrinhos entre outros.
Este espaço é utlizado pelas crianças do Berçário II no perído de 45 minutos, uma vez por semana em cada um dos períodos. O trabalho realizado na brinquedoteca tem como objetivos:
- proporcionar um ambiente prazeroso;
- incentivar a autonomia das crianças;
- interagir e socializar com o grupo;
- organizar oportunidades para a realização de brincadeiras diversificadas segundo os interesses de cada criança.

















______________________________________________________

MINI GRUPO II - PROFESSORAS ELIANA E THAIS


"Brincar e Imaginar"

Com os alunos de 3 e 4 anos, as professoras tem o cuidado de distribuir alguns brinquedos e separam o ambiente em dois grupos, ou em cantos:
Canto 1 - sofás, cozinhas e penteadeiras
Canto 2 - carrinhos, ferramentas, vassouras
Elas fizeram um combinado sobre os brinquedos que seriam utilizados e deixam que façam opção pelos cantinhos que iriam brincar. Depois, poderiam brincar livremente pelo espaço da brinquedoteca, onde as intervenções são feitas quando necessário.

_______________________________________________________________



4 comentários:

katia disse...

INCENTIVAR, ESTIMULAR E CRIAR SITUAÇÕES EM QUE AS AÇÕES EDUCATIVAS SÃO VÁLIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

CEI INÁCIO MONTEIRO disse...

Obrigada por seu comentário.
Continue prestigiando nosso blog.

Sirlândia Teixeira disse...

Parabéns pela linda brinquedoteca. Vocês estão proporcionando o desenvolvimento de pessoas felizes e pessoas felizes fazem um mundo melhor!
Brinquem sempre!!

Abraços,
Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira

CEI INÁCIO MONTEIRO disse...

Sirlândia, agradecemos sua participação em nosso blog. Pessoas felizes com certeza fazem um mundo melhor e a escola tem uma grande influência nesta formação. Em 2012 vamos continuar firme nesta missão de educar e encantar. Continue prestigiando nossas ações.
Abraços,

EQUIPE CEI Inácio Monteiro