(em breve colocaremos fotos da nossa brinquedoteca)
Leia a reportagem da revista Direcional Educador de Agosto de 2008 sobre o uso da brinquedoteca na Educação Infantil:
"A BRINQUEDOTECA COMO SUPORTE DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
A brinquedoteca tem sido usada como uma ferramenta importante no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil. É cada vez mais frequente a instalação da brinquedoteca para este fim, tanto nas escolas públicas como nas particulares. O professor que conhece uma brinquedoteca e sabe da sua importância no desenvolvimento da criança inevitavelmente adota esta idéia e a usa como recurso de grande valia no âmbito pedagógico.
Desde cedo as crianças entram em contato com a brinquedoteca para brincarem sozinhas ou com a interação da professora, o que possibilitará à criança desenvolver alguma atividade que contribui para a aprendizagem satisfatória dentro e fora da sala de aula.
Na brinquedoteca, a criança cria e satisfaz as suas necessidades de segurança e auto-confiança, agindo como se ela fosse maior do que realmente é. De acordo com Vygotsky (2000), é enorme a influência do brinquedo no desenvolvimento infantil, porque o brinquedo cria uma zona de desenvolvimento proximal da criança. No brincar, a criança sempre se comporta além do comportamento habitual de sua idade, além de seu comportamento diário; isso acontece porque o brinquedo fornece ampla estrutura básica para as mudanças das necessidades da criança. A ação na esfera imaginativa, numa situação imaginária, a criação das inteções voluntárias e a formação dos planos da vida real, tudo aparece no brinquedo, que constitui assim num alto nível de desenvolvimento escolar. (...)
Os jogos, brinquedos e brincadeiras em diferentes contextos expressam sempre uma idéia e um determinado padrão sociocultural; os mesmo podem ser usados como suporte para estimular, analisar e avaliar aprendizagens específicas, potencialidades e competências das crianças envolvidas.
As atividades na brinquedoteca podem acontecer de duas formas diferentes: o brincar espontâneo ou o brincar dirigido. No brincar espontâneo, o professor pode atuar de modo que não determine as tarefas da atividade da criança, mas sim observando, registrando, avaliando toda a dinâmica das crinaças no brincar. Este tipo de observação pode ser um parâmetro para o professor de como é a interação social, as regras que cada um elabora e como a criança se envolve na atividade em grupo e sozinha. (...)
No brincar dirigido, podem ser propostos desafios em grupo ou individuais. É importaqnte que o professor faça uma selação prévia dos brinquedos, definindo quais as ações lúdicas mais adequadas para as crianças envolvidas, respeitando, contudo, os princípios de individualidades das crianças.(...)
Além disso, a atividade lúdica dirigida ocupa um lugar proeminente no desenvolvimento cognitivo, afetivo, social, linguístico, na motricidade e na contrução de regras e valores do educando. Assim, o papel do educador é sempre o de facilitador dos jogos, das brincadeiras e também da organização do tempo e do espaço lúdico acessível e adequado para a criança.
Por Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira
PARA AS CRINAÇAS DO MINI GRUPO II, COM AS PROFESSORAS KÁTIA E BETE, OS ALUNOS DE 3 E 4 ANOS DE IDADE JÁ REALIZARAM ATIVIDADES COM INSTRUMENTOS MUSICAIS.
As professoras organizaram as crianças em grupos, quando cantaram músicas da rotina "Pombinha Branca" e cada grupo fez o seu ritmo e melodia para cantar e tocar a música. Elas interferiram e estimularam as produções musicais dos alunos.
_________________________________________________________
MINI GRUPO I A e B
Com as crianças de 2 e 3 anos, as professoras Lucia e Rosana realizam atividades na brinquedoteca, em sua maioria, com o "brincar espontâneo", propiciando momentos de descontração e de faz-de-conta, onde a criança tem a possibilidade de fazer suas próprias escolhas, ampliando suas expressões. As professoras observam e interferem quando necessário. Todos os alunos gostam destas atividades.
__________________________________________________________
BERÇÁRIO II A, B e C
Para as professoras destas turmas, a brinquedoteca é um espaço importante para o desenvolvimento da criança para brincar, interagir com os colegas e professoras, desenvolvendo habilidades que contruibuam no processo de aprendizagem.
As atividades desenvolvidas na brinquedoteca são diversas: rodas de conversa nas poltronas, contação de hístórias com as crianças no cantinho das fantasias, dramatizações, cantinho da beleza, mercadinho, ferramentos e carrinhos entre outros.
Este espaço é utlizado pelas crianças do Berçário II no perído de 45 minutos, uma vez por semana em cada um dos períodos. O trabalho realizado na brinquedoteca tem como objetivos:
- proporcionar um ambiente prazeroso;
- incentivar a autonomia das crianças;
- interagir e socializar com o grupo;
- organizar oportunidades para a realização de brincadeiras diversificadas segundo os interesses de cada criança.
______________________________________________________
MINI GRUPO II - PROFESSORAS ELIANA E THAIS
"Brincar e Imaginar"
Com os alunos de 3 e 4 anos, as professoras tem o cuidado de distribuir alguns brinquedos e separam o ambiente em dois grupos, ou em cantos:
Canto 1 - sofás, cozinhas e penteadeiras
Canto 2 - carrinhos, ferramentas, vassouras
Elas fizeram um combinado sobre os brinquedos que seriam utilizados e deixam que façam opção pelos cantinhos que iriam brincar. Depois, poderiam brincar livremente pelo espaço da brinquedoteca, onde as intervenções são feitas quando necessário.
_______________________________________________________________
4 comentários:
INCENTIVAR, ESTIMULAR E CRIAR SITUAÇÕES EM QUE AS AÇÕES EDUCATIVAS SÃO VÁLIDAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Obrigada por seu comentário.
Continue prestigiando nosso blog.
Parabéns pela linda brinquedoteca. Vocês estão proporcionando o desenvolvimento de pessoas felizes e pessoas felizes fazem um mundo melhor!
Brinquem sempre!!
Abraços,
Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira
Sirlândia, agradecemos sua participação em nosso blog. Pessoas felizes com certeza fazem um mundo melhor e a escola tem uma grande influência nesta formação. Em 2012 vamos continuar firme nesta missão de educar e encantar. Continue prestigiando nossas ações.
Abraços,
EQUIPE CEI Inácio Monteiro
Postar um comentário