Acreditamos que todas as ações educativas são intencionais, portanto, o planejamento destas ações faz parte do cotidiano dos nossos educadores.
Heloisa Luck afirma que "Compreender o significado do planejamento representa condição básica para o envolvimento de forma efetiva no processo de planejar, de modo que se constitua em um processo de entendimento e apreensão claros do trabalho a ser realizado e de mobilização de vontades, energia e talentos para sua realização. Também o é para que os planos e projetos produzidos sirvam de fato, como devem servir, para orientar de modo efetivo ações educacionais comprometidas com a criação de ambientes educacionais competentes e seguros na promoção da formação e aprendizagem dos alunos, assim como para que os objetivos educacionais sejam realizados."
Toda semana, os professores planejam a rotina semanal de atividades das turmas em cadernos de registros de sala de aula. Nestes cadernos, os professores da manhã e da tarde de cada uma das turmas registram os objetivos propostos, os espaços e materiais que serão utilizados e ainda o desenvolvimento das atividades.
Durante a rotina, os professores realizam observações que auxiliam na avaliação de cada criança. Nas reuniões de pais, essas observações e avaliações são mostradas aos pais, que também podem ajudar na educação escolar. Leiam mais sobre planejamento na página do ESPAÇO DO EDUCADOR.
EQUIPE CEI Inácio Monteiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário